O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 4, que está otimista para que um acordo de cessar-fogo aconteça em Gaza já na próxima semana. Quando perguntado, a bordo do Air Force One, avião oficial do líder americano, o quão positivo estava para que a trégua se tornasse realidade, ele respondeu: “muito.” Porém, ao mesmo tempo, ressaltou que é necessário ter cautela com a situação, já que, segundo ele, “pode mudar a cada dia.”
Porém, ao mesmo tempo, ressaltou que é necessário ter cautela com a situação, já que, segundo ele, “pode mudar a cada dia.”
Em relação à possibilidade de o grupo terrorista palestino Hamas ter reagido positivamente a negociações, o republicano disse: “Isso é bom. Não fui completamente informado sobre isso (pela equipe presidencial). Temos que acabar logo com isso. Temos que fazer algo em relação a Gaza”, finalizou.
Mais cedo, no mesmo dia, o grupo palestino havia concordado com os principais pontos de uma proposta de cessar-fogo para a Faixa de Gaza, capitaneada por Trump, e que estabelece uma trégua de 60 dias, o retorno dos reféns ainda no território e a retomada da ajuda humanitária. E um ponto que parece ter sido determinante é o líder americano ter se apresentado como um garantidor da suspensão dos combates e de que os termos do plano, especialmente sobre as conversas rumo ao fim do conflito, serão cumpridos.
Em comunicado, publicado no Telegram, o Hamas disse que “apresentou uma resposta positiva aos mediadores (Catar e Egito) e está totalmente preparado para entrar imediatamente em uma rodada de negociações sobre o mecanismo para implementar esta estrutura”.
Uma autoridade do grupo também afirmou à agência Reuters que isso deve “ajudar e facilitar a obtenção de um acordo”. Em evento do Brics: Lula volta a acusar Israel de genocídio em Gaza ao criticar falta de liderança política para acordo de paz Durante a noite desta sexta-feira, o Hamas afirmou estar pronto para “iniciar imediatamente” as negociações sobre a última proposta de trégua em Gaza. “O movimento está pronto para iniciar imediata e seriamente um ciclo de negociações sobre o mecanismo de implementação dessa estrutura”, disse o grupo em comunicado.
Israel disse no sábado que ainda estava ponderando sua resposta à posição do Hamas sobre a proposta de cessar-fogo dos EUA. “Ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre essa questão”, disse um funcionário do governo à AFP, sob condição de anonimato, pois não estava autorizado a falar publicamente sobre o assunto.
O gabinete de segurança de Israel deve se reunir mais tarde no sábado, após o fim do sabá judaico ao pôr do sol, informou a mídia israelense. Apesar dos esforços de mediação dos EUA, Egito e Catar, a ofensiva israelense continua na Faixa de Gaza, onde as equipes de resgate relataram 52 mortos somente na sexta-feira. O anúncio do Hamas vem antes da viagem do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a Washington na segunda-feira para se encontrar com Trump.
Por O Globo
Foto: AFP