Altos Papos

Aprovação de Lula chega a 47,3% e atinge maior patamar do ano, diz Atlas

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve um novo índice de aprovação, divulgado na pesquisa AtlasIntel e Bloomberg, em relatório divulgado pela Latam Pulse, nesta terça-feira (8). Segundo o levantamento, o petista chegou a 47,3%, sendo o maior percentual de aprovação de 2025. A pesquisa obteve uma margem de erro de dois pontos percentuais, onde Lula oscilou no limite em comparação à última pesquisa, de maio, quando chegou a 45,4%.

No índice de reprovação, Lula variou em dois pontos percentuais, indo de 51,8% para 53,7% obtidos anteriormente. Já a avaliação do governo, passou de 52,1% que consideravam o governo como ruim/péssimo, em maio, para 51,2%. Pessoas que consideram a gestão petista como ótima/boa eram 41,9% e chegaram a 41,6%.

O estudo também trouxe dados relacionados a disputa eleitoral do próximo ano. Em um possível primeiro turno com os mesmos candidatos de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 46% das intenções de voto e aparece empatado tecnicamente com o Lula, com vantagem de 1,6 pontos percentuais sobre o petista, que alcançou 44,4%.

No entanto, a diferença entre os dois, é menor que aos 2,8 pontos contabilizados no mês passado. Já em um cenário sem Bolsonaro, Lula possui 44,6% e fica na frente de nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 34%. Nesse cenário, alternativas como Pablo Marçal (PRTB) e os governadores Romeu Zema (Novo), Ratinho Júnior (PSD), Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSD) contabilizam individualmente menos de 5%.

Sem Bolsonaro e Tarcísio, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), teria 30,4%. Porém, ela ficaria atrás de Lula que contabilizou 45% das intenções de voto. Participaram 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho. O levantamento tem o nível de confiança em 95%.

Por BN

Foto: Reprodução