Altos Papos

“Feira tem os atributos necessários para receber fábricas da BYD”, diz secretário

Feira de Santana poderá ganhar unidades fabris de componentes automotivos da BYD, conforme antecipou o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDR), Angelo Almeida, no Altos Papos desta quarta-feira, 1º, após se reunir nesta semana com dirigentes da fabricante chinesa de veículos elétricos e o prefeito José Ronaldo (União Brasil).

“Mostramos os grandes players globais presentes em Feira, como a Nestlé, Pepsico, Vipal, Placo Saint-Gobain. Então, isso denota o quanto Feira tem os atributos necessários para dar segurança para uma empresa, uma líder global como é a BYD, ter fabricação de componentes, peças e acessórios automotivos”, afirmou.

Atualmente, a fábrica da BYD instalada em Camaçari e que será inaugurada na próxima quinta-feira, 9, com a presença do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, funciona como montadora, utilizando peças vindas da China. No entanto, uma meta estabelecida entre o Governo do Estado e a BYD prevê que até 2028, 70% da produção seja nacionalizada para ter acesso a benefícios fiscais. Esse processo, segundo Angelo Almeida, pode abrir espaço para que fornecedores se instalem em Feira, aproveitando a posição estratégica do município.

“Pela logística de Feira, estando próxima da fábrica em Camaçari, é possível que algumas dessas unidades fabris estejam presentes no município. Seja pela mão de obra que Feira oferece, pelo local estratégico em que a cidade está, pela estrutura de saúde pública bastante robusta ou pela estrutura educacional com cursos técnicos, profissionalizantes e superiores”, destacou o secretário.