Altos Papos

37 são presos em megaoperação de combate ao abuso sexual de crianças

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (8) uma operação nacional para identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes cometidos, principalmente, pela internet.

Forças de segurança cumprem 182 mandados de busca e apreensão em todos os estados brasileiros.

Até a última atualização desta reportagem, 40 pessoas foram presas em flagrante, dois adolescentes apreendidos e duas vítimas foram resgatadas.

Os dois resgates foram realizados no Amazonas e em Santa Catarina. Se tratam de casos em que os agentes de segurança identificam situações de abuso em andamento no endereço em que o mandado está sendo cumprido.

Ou seja, a pessoa não apenas compartilhava conteúdo criminoso, mas também produzia material de abuso com a criança ou adolescente com quem convive.

Coordenada pela PF, a operação integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Os mandados estão sendo cumpridos em ação conjunta com as Polícias Civis de 16 estados brasileiros.

Entenda a operação em detalhes:

  • São 138 mandados de busca e apreensão cumpridos por policiais federais e 44 cumpridos por policiais civis nos estados.
  • Cerca de 900 policiais, ao todo, participam da operação, uma das maiores de combate a esse tipo de crime.

Por g1

Foto: Divulgação/PF