Altos Papos

STF marca julgamento da denúncia contra Eduardo Bolsonaro; veja data

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai começar a julgar, em 14 de novembro, se recebe a denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), acusado de atuar no exterior contra o julgamento do pai, Jair Bolsonaro (PL).

O caso de Eduardo ainda está na fase inicial. Nesta etapa, os ministros vão definir se há motivos para abertura de uma ação penal na Corte contra ele. Caso entendam que sim, o deputado federal se tornará réu de um processo no Supremo.

O julgamento será no plenário virtual, modelo em que os ministros depositam os votos no sistema eletrônico da Corte, sem a necessidade de uma sessão presencial.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pelo STF no caso da trama golpista, por liderar uma organização criminosa com objetivo de permanecer no poder apesar da derrota nas urnas em 2022. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. O julgamento está na fase de recursos.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro. Ele pediu licença do mandato no Congresso em março — mas o período de afastamento terminou em julho. Apesar disso, o parlamentar não retornou ao Brasil.

Desde que saiu do país, ele tem dito nas redes sociais que está atuando junto a autoridades americanas para evitar uma eventual prisão do pai. Bolsonaro também confirmou que tem enviado dinheiro ao filho para que ele se mantenha fora do país.

Por g1

Foto: Reprodução