As obras do novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III), localizado na rua do Canal, no bairro Jardim Acácia, seguem em fase inicial. No momento, os trabalhos estão concentrados na fundação do terreno e na instalação das primeiras vigas, etapa essencial para a estrutura do prédio. O muro de delimitação da área já foi concluído.
“Essa fase inicial é a mais demorada. O alicerce precisa ser muito bem feito, porque é o que garante a boa estrutura do equipamento”, explica Iomar Lima, encarregado da obra. Os serviços estão sob responsabilidade da empresa Multmais Engenharia, vencedora da licitação pública realizada pela Prefeitura de Feira de Santana. Ele acrescenta que, antes dessa etapa, foram executados os trabalhos de terraplanagem e contenção do terreno.
“A previsão é de que, dentro de 15 dias, daremos início à parte de alvenaria, quando a estrutura começará a ser erguida”, diz.
O novo equipamento da rede municipal de saúde está sendo construído em parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Governo Federal, por meio do Novo PAC. A unidade vai funcionar 24 horas, oferecendo atendimento contínuo a pessoas em sofrimento psíquico decorrente do uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas.
A estrutura contará com leitos para acolhimento integral, atendimentos individuais e em grupo, ações de reinserção social e suporte à família — em conformidade com as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A construção desse novo CAPS representa um marco para o município, pois vai garantir o cuidado contínuo e territorializado. Além disso, vai ampliar o acesso a serviços essenciais para populações em situação de vulnerabilidade, especialmente no enfrentamento do sofrimento mental associado ao uso de álcool e outras drogas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos.
Fotos: Renata Leite






