A banda Baianasystem e a cantora Luedji Luna venceram o Grammy Latino 2025 nesta quinta-feira (13). Os baianos receberam os prêmios na cerimônia em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Baiana System venceu a categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, com o álbum “O Mundo Dá Voltas”. Os outros artistas que concorreram na mesma categoria foram: Colinho – Maria Beraldo; Reações Adversas / Ao Persistirem Os Sintomas – Tó Brandileone; Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto! – Djonga; e Big Buraco – Jadsa.
“Somos de Salvador, na Bahia, somos uma das únicas bandas que existem ainda nesse formato. A gente acredita muito na música coletiva e esse é um disco coletivo. A gente quer muito agradecer a força dos tambores e da música afro baiana, dos blocos afros e do afoxé”, disse Roberto Barreto, um dos fundadores do grupo.
A cantora Luedji Luna venceu a categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira”, com o álbum “Um Mar Pra Cada Um”. Ela concorreu na mesma categoria que Rachel Reis, de Feira de Santana, além de Sentido – 5 A Seco; Pique – Dora Morelenbaum; e Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso? – Rubel.
“Esse Grammy é um presente de Essen, de Exú. Eu queria agradecer aos meus pais por terem me educado para sonhar alto. E já que esse é um álbum sobre amor, queria dedicar esse prêmio ao meu companheiro, Zudizilla”, afirmou.
Outros artistas brasileiro foram indicados, entre eles estão Sued Nunes, baiana de Sapeaçu, concorreu na categoria “Melhor Artista Revelação” mas não venceu na categoria; a paulista Liniker que levou três estatuetas; e os artistas João Gomes, Mestrinho e Jota.pê.
Foto: Reprodução/Youtube
Por: Metro1






