A Orla II de Juazeiro se transformou, na noite desta quarta-feira (19), em um grande palco de celebração da identidade regional com a abertura oficial do Grand Petit Terroir do Vale do São Francisco. O evento reúne produtores, especialistas, comerciantes e amantes da cultura nordestina, foi aberto pelo prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, do secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Targino Gondim; e do presidente do Conselho Deliberativo do Estado (CDE), Humberto Miranda.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou que Juazeiro vive um novo ciclo de grandes eventos e fortalecimento de sua economia. “Nesses 11 meses de gestão, mostramos que nosso município tem capacidade para sediar encontros de grande porte, como o Congresso Brasileiro de Agroecologia, o Festival Juá Literária e agora o Grand Petit Terroir. Estamos valorizando nossos produtos, nossa cultura e abrindo caminhos para que a região seja cada vez mais reconhecida no Brasil e no mundo”, afirmou Andrei.
O Grand Petit Terroir chega com o propósito de despertar as governanças regionais para a importância dos “terroirs” — produtos com características únicas que carregam a identidade de sua origem. A programação reúne rodada de negócios entre produtores e representantes do varejo, feira de exposição de produtos locais e de outros estados, rodas de conversa, atrações culturais como concertos de Bossa Nova, além de cozinha show com harmonização de pratos típicos do Sertão do São Francisco.
Ex-prefeito de Juazeiro, o superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, falou emocionado sobre realizar o evento em sua terra natal e elogiou a gestão municipal. “É uma alegria imensa ver Juazeiro pulsando. Parabenizo o prefeito Andrei por ser um gestor visionário, que está fazendo a diferença para o desenvolvimento do município. E quero ressaltar que o Sebrae será parceiro da Prefeitura na realização da FENAGRI no próximo ano”, declarou.
O presidente do CDE, Humberto Miranda, também destacou o impacto positivo das iniciativas da atual gestão. “Fiquei muito impressionado com o Programa de Aceleração de Juazeiro — PROJUA. Vejo no prefeito Andrei a vontade de fazer mais, de transformar. Juazeiro pode oferecer ao seu povo muito mais orgulho, inspiração e oportunidade. Que Deus lhe dê sabedoria para colocar em prática todos esses excelentes projetos. Em nome do conselho, parabenizo a iniciativa do evento e em especial do juazeirense Hebert Caffé. Precisamos cultivar o nosso Nordeste, valorizar a Bahia e os nossos diferenciais”, afirmou.
Entre os produtos de destaque estão vinhos e espumantes do Vale, queijos artesanais, cortes especiais de caprinos e ovinos, frutas como manga e uva, além de expressões culturais como carrancas, artesanato mineral e a tradicional gastronomia sertaneja. A iniciativa também busca fomentar parcerias comerciais e dar visibilidade a empresas com potencial para certificação de origem, ampliando a presença dos produtos regionais no mercado nacional e internacional.
O prefeito visitou os estandes, conheceu novos produtos, participou do Podcast oficial do evento — instalado dentro do histórico Vapor Saldanha Marinho — e encerrou a noite assistindo a uma belíssima serenata que marcou o fim do primeiro dia de programação.
O Grand Petit Terroir segue até o próximo sábado (22), reforçando o compromisso de Juazeiro com a inovação, o desenvolvimento sustentável, a cultura local e a valorização das riquezas que tornam o Vale do São Francisco único no mundo.
Fotos: Marcelo Barbosa






