Altos Papos

Em missa festiva, Dom Itamar se torna membro honorário da AFL

O prefeito José Ronaldo de Carvalho assistiu, na manhã desta quinta-feira (27), à Missa da Misericórdia, celebrada semanalmente no Santuário Senhor dos Passos, quando o arcebispo emérito de Feira de Santana, dom Itamar Vian, recebeu o título honorário de membro da Academia Feirense de Letras.

“Além de ser um homem de muita fé, dom Itamar se destacou como uma pessoa voltada às letras, como escritor, autor de dezenas de livros e cronista do nosso cotidiano religioso, além de participar de programas de rádio. A homenagem é merecida”, afirmou José Ronaldo.

O arcebispo honorário de Feira lembrou que esta quinta-feira é Dia de Ação de Graças e de Nossa Senhora das Graças, e que sente muita gratidão pelo município que o recebeu há mais de três décadas. “A gratidão está presente em toda a Bíblia Sagrada. Por isso, amo Feira.” Foi o primeiro titular do arcebispado.

Enfatizou que optou por viver na cidade depois que pediu renúncia do cargo de arcebispo há 15 anos. Revelou que não pretende se mudar — ele é gaúcho de Roca Sales. “Vivo aqui e quero morrer aqui.” Afirmou que o título que lhe foi conferido pela AFL, instituição cinquentenária, aumenta ainda mais sua responsabilidade para com o município.

O arcebispo metropolitano, dom Zanone, expressou gratidão por sucedê-lo no arcebispado e o definiu como parte viva da história recente do catolicismo da região e fonte perene de inspiração para a Igreja. “Homem de fé e cultura, é parte importante da evangelização da Igreja.”

O título foi entregue pelo ex-reitor da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Josué Melo, pelo presidente da AFL, João Batista Cerqueira, e por outros membros da academia. “Sou grato pelo trabalho realizado por dom Itamar pela fé católica, e ele se tornou um abençoado feirense.”

A Missa da Misericórdia é uma das celebrações católicas mais tradicionais de Feira, reunindo centenas de fiéis. Estiveram presentes à celebração secretários municipais, padres, presbíteros e outras autoridades locais.

Foto: ACM