O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que países que mantêm relações comerciais com o Irã passarão a pagar tarifas de 25% ao negociar com os EUA. A declaração foi feita na rede Truth Social e ocorre em meio ao agravamento da crise política e social no país do Oriente Médio.
De acordo com Trump, qualquer nação que faça negócios com a República Islâmica do Irã será taxada em 25% em todas as transações comerciais com os EUA. Ele ainda disse que a decisão é “final e irrevogável”, mas não explicou como a cobrança será feita. Até agora, a Casa Branca não comentou oficialmente a declaração.
A decisão pode ter efeitos amplos, já que a China é um dos principais parceiros comerciais do Irã. O anúncio ocorre enquanto o país enfrenta protestos contra o regime do aiatolá Ali Khamenei e mantém a internet suspensa há quatro dias, como forma de conter as manifestações.
A ONG Iran Human Rights aponta ao menos 648 mortos e mais de 10,6 mil presos desde o início dos protestos, número que pode ser maior. O governo iraniano afirma que a situação está “sob controle total” e diz que a internet será restabelecida, enquanto Trump voltou a mencionar possível reação dos EUA diante da violência.
Foto: Official White House Photo by Molly Riley
Por: Metro1






