Altos Papos

Haddad anuncia saída do Ministério da Fazenda em fevereiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta quinta-feira (29) que deve deixar o governo em fevereiro, mas ressaltou que a data exata de sua saída e a escolha do substituto serão definidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“No mês de fevereiro com certeza, [vou] deixar o governo em fevereiro. A mesma coisa vale para quem vai ficar no meu lugar. Isso é papel do presidente anunciar e não eu antecipar uma decisão que ele tomou. A gente conversou já sobre o assunto”, afirmou

Haddad reafirmou que não pretende disputar as eleições e que seu foco será contribuir na campanha de reeleição de Lula, embora o PT avalie a possibilidade de sua candidatura em São Paulo, seja para o governo estadual ou para o Senado. Em balanço de sua gestão, o ministro destacou cortes de benefícios tributários, esforços de limitação de despesas e a aprovação da reforma tributária em 2023, herdada de um cenário fiscal difícil.

O ministro também comentou sobre o aumento da dívida pública federal, que fechou 2025 em R$ 8,635 trilhões, e defendeu a redução da taxa básica de juros como estratégia para estabilidade fiscal. Na quarta-feira (28), o Copom do Banco Central manteve a Selic em 15% ao ano, mas sinalizou possíveis cortes, o que, segundo Haddad, ajudará a reduzir o impacto da dívida pública.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1