Altos Papos

PMs são absolvidos por morte de adolescente na Cidade de Deus

O Tribunal do Júri absolveu, nesta quarta-feira (11), os policiais militares Diego Pereira Leal e Aslan Wagner Ribeiro de Faria das acusações de homicídio contra o adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto durante uma operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, em 2023.

Eles também foram absolvidos da acusação de tentativa de homicídio contra Marcos Vinícius de Souza Queiroz, que dirigia a moto onde estava o adolescente.

A sentença foi lida pelo juiz Renan de Freitas Ongaratto, do 2º Tribunal do Júri, após a decisão do conselho de sentença. A Anistia Internacional Brasil manifestou sua indignação pela absolvição e disse que o foco do julgamento foi desviado.

Os dois PMs, do Batalhão de Choque à época, também respondem por fraude processual. Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio, eles estavam em um carro particular durante uma operação conhecida como Tróia, na Cidade de Deus.

Os policiais afirmaram que Thiago estaria armado e teria atirado contra eles. Ambos admitiram os disparos que mataram o adolescente e feriram Marcos Vinícius, que sobreviveu. Segundo a defesa, os agentes agiram em legítima defesa.

Durante o julgamento, foram ouvidos Marcos Vinícius; a mãe de Thiago, Priscilla Menezes; vizinhos e amigos do adolescente; um dos policiais que estava no carro particular utilizado na ação; e o comandante da operação realizada naquele dia na comunidade, entre outras testemunhas.

Foto: Reprodução/TV Globo

Por g1