O senador Angelo Coronel oficializou, nesta terça-feira, 17, sua filiação ao Republicanos. A mudança altera o cenário político na Bahia, sobretudo no campo de oposição à base do Partido dos Trabalhadores no estado.
Também passou a integrar a legenda o deputado federal Diego Coronel, filho do senador. Já Angelo Coronel Filho não se filiou neste momento, embora a expectativa seja de que acompanhe o movimento da família em uma etapa posterior. A articulação foi liderada pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
A saída de Coronel do Partido Social Democrático ocorre após um rompimento motivado por uma crise interna na sigla na Bahia, agravada com a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O episódio colocou o senador em rota de colisão com Otto Alencar e intensificou as tensões após o apoio de Caiado a ACM Neto, do União Brasil, no estado.
Nos bastidores, Coronel também enfrentou críticas por buscar a direção nacional do partido sem o aval da cúpula local, o que aprofundou o desgaste interno. Esse contexto levou ao seu afastamento do grupo político ligado ao governador Jerônimo Rodrigues e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.
Antes mesmo da oficialização da nova filiação, Coronel já havia sinalizado a intenção de disputar a reeleição ao Senado em 2026 pela oposição na Bahia, embora ainda não tivesse confirmado publicamente o novo partido.






