Altos Papos

Prefeitura dialoga com empresas interessadas em assumir as quatro linhas da zona rural deixadas pela Rosa

Em entrevista ao Programa Altos Papos, da rádio Princesa FM, nesta quinta-feira, 4, o secretário municipal de Transporte e Trânsito Saulo Figueiredo disse que o município já iniciou o diálogo com empresas interessadas em assumir as quatro linhas (50, 52, 123 e 124), que atendem à zona rural, cuja operação foi abandonada pela Empresa Rosa.

“Tivemos uma reunião com uma empresa do transporte coletivo, outras duas empresas também já mantiveram contato e estão em fase de formulação de proposta. Paralelo a isso a gente tem a opção de atender com o nosso [transporte] complementar. A nossa emergência são essas quatro linhas com a bilhetagem eletrônica para atender as pessoas que compraram crédito antecipado […]. A empresa São João já se manifestou de forma negativa para operar essas quatro linhas. Inclusive que vem operando essas linhas nos últimos 18 meses é justamente a empresa São João. Entretanto a obrigação contratual de operar essas linhas é da empresa Rosa.”, explicou.

O prefeito Colbert Filho decretou no dia 29 de outubro a intervenção parcial na operação do sistema público de transporte coletivo e na Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Feira de Santana – Via Feira. A intervenção aconteceu um dia após o município ter decretado situação de emergência no transporte público coletivo urbano.

A medida, que vale por 180 dias, obriga as concessionárias Rosa Ltda e Auto Ônibus São João Ltda a manter em operação todos os veículos e respectivos equipamentos de bilhetagem eletrônica, monitoramento (GPS/GPRS) e câmeras de segurança mesmo que haja paralisação ou suspensão do serviço até que seja concluída a transição das linhas para uma nova operadora. Essa transição deve acontecer em até noventa dias.