Altos Papos

A caminho de Paris, brasileiros faturam ouro no Mundial Júnior de canoagem velocidade

Mateus Nunes e Lucas Espírito Santo conquistaram uma medalha de ouro para o Brasil no Mundial Júnior de canoagem de velocidade. Nesta sexta-feira, 19, a dupla venceu a final do C2 500m em Plovdivm na Bulgária. Para Mateus, de apenas 18 anos, a competição serviu de preparação para as Olimpíadas de Paris, na qual ele participará pela primeira vez na prova individual da canoa, o C1 1.000m, a mesma em que Isaquias Queiroz defende o título olímpico.

Os atletas fazem parte da nova safra de canoístas visando os próximos ciclos olímpicos. Nesta sexta, eles completaram a prova do C2 500m em 1m44s505, deixando com a prata os ucranianos Yaroslav Verbliud e Vitalii Prystai (1m45s315). Os húngaros Mate Kurczina e Iliasz Mitropoulos completaram o pódio (1m45s634).

“Estou extremamente entusiasmado para competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos. Esse período de preparação é fundamental para ajustarmos os últimos detalhes e garantirmos que estamos no nosso melhor desempenho quando chegar a hora de entrar na água em Paris”, destacou Mateus.

O Mundial de Canoagem Júnior segue até domingo, dia 21, na cidade que é conhecida pelo patrimônio histórico e cultural, sendo uma das mais antigas não só da Bulgária, mas de toda a Europa.

Além de Lucas Espírito Santo e Mateus Nunes Bastos, compõem a delegação brasileira no Mundial júnior o atleta Gabriel Assunção Nascimento, os treinadores Lauro De Souza Jr e Jemes Marcelo De Oliveira Macedo, e o chefe de equipe, Alvaro Acco Koslowski.

Por GE

Foto: divulgação/Canoagem Brasileira