Altos Papos

“A coragem sempre vai vencer a covardia e o terror”, diz prefeita de Cachoeira sobre ameaças de morte

Primeira mulher prefeita na cidade de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos) conta que tem sofrido ameaças de morte, desde que venceu as eleições de 2020, com 10.500 votos válidos na cidade do Recôncavo Baiano. A primeira denúncia foi feita em dezembro de 2020. 

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 21, Eliana relatou que além das ameaças que ela e a família vem sofrendo, dois homens que trabalhavam em sua campanha já foram assassinados. O primeiro, dois dias após as eleições, em 17 de novembro de 2020 e o segundo no dia 07 de março de 2021. 

“Logo após o resultados das eleições, no dia 17 nas primeiras horas, às 06h15 da manhã, um militante nosso, Ivan Passos foi alvejado com 10 tiros, ele tombou em frente a delegacia. Nesse mesmo dia, correu por toda cidade que Ivan seria apenas o primeiro de uma lista onde tem meu nome”, narrou a prefeita, que chama a atenção para a coincidência entre a quantidade de tiros que tiraram a vida de Ivan e o número do partido pelo qual se elegeu: 10. 

De acordo com Gonzaga, se “instalou no município um clima de terror”, onde foram obrigados a  “tirar pessoas da cidade e deixamos sob os nossos cuidados na região metropolitana”. Dos que tiveram que sair do município, o último a retornar foi Georlando Silva, que foi assassinado em março deste ano. 

“Recebi uma ligação que quando atendi era uma rajada de metralhadora. […] Eu nunca me senti ameaçada na minha vida, nunca houve isso em cachoeira, aconteceu agora depois do resultado das eleições. A polícia está investigando para ver qual a conclusão que nós teremos ”, narrou a gestora que, apesar da intimidação que vem sofrendo, assegura que renunciar não é uma opção. 

“Creio em Deus e na justiça dos homens, que esses crimes serão elucidados. A coragem sempre vai vencer a covardia e o terror. Estamos preparadas para superar. Se tranquilizem, porque nós confiamos na justiça e os verdadeiros culpados serão punidos” reafirmou a republicana. 

Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.