Altos Papos

Antes de depoimento de Bolsonaro, sede da PF tem policiamento reforçado

Data marcada para o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o caso das joias sauditas, com oitiva prevista para às 14h30 de forma presencial, mas a Polícia Federal (PF), em Brasília, se precavendo amanheceu com a sede reforçada de seguranças nesta quarta-feira (5).

Policiais militares do Distrito Federal posicionaram veículos, grades e outros equipamentos de contenção para bloquear os acessos ao estacionamento em frente ao local.

Bolsonaro, assim como a ex primeira-dama Michelle Bolsonaro negam ter cometido qualquer crime no caso.

Mas, no depoimento, Bolsonaro terá que justificar à polícia a entrada irregular de joias da Arábia Saudita no país, desde 2019. O ex-titular do Planalto também deverá responder a perguntas sobre o recebimento de armas, um fuzil e uma pistola, dos Emirados Árabes Unidos.

As investigações, segundo o Metrópoles, apuram a tentativa de uma comitiva presidencial entrar no Brasil com joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, sem pagar impostos à Receita Federal e com a incorporação dos itens milionários diretamente ao patrimônio pessoal do ex-presidente.

Em dezembro de 2022, o entorno da sede da PF virou um verdadeiro cenário de guerra, após ser alvo de tentativa de invasão por apoiadores de Bolsonaro, em retaliação à prisão de Cacique Tserere, líder do grupo indígena Xavante e apoiador do ex-mandatário brasileiro.

Por Bahia.Ba

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil