Altos Papos

Anvisa proíbe lote falsificado de suplemento de ômega-3 e interdita três repelentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de um lote falsificado de um suplemento alimentar à base de ômega-3 e interditou cautelarmente três lotes de repelentes de insetos após identificar irregularidades. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3).

A agência proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do lote B25 2501951 do suplemento alimentar em cápsulas Omegafor Plus, da Vitafor. Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada após denúncia de falsificação do produto, que estava sendo comercializado em plataformas eletrônicas.

Também foram interditados os lotes 189952 do Repelente com Filtro Solar FPS 30 Above Protect, 205688 do Above Protect Repelente de Insetos e 2601001449 do Repellere Repelente de Insetos Aerossol.

De acordo com a Anvisa, laudos do Instituto Adolfo Lutz apontaram resultados insatisfatórios na análise do componente DEET, substância utilizada na formulação dos repelentes, motivando a interdição cautelar dos produtos.