O cronograma de entrega da vacina russa contra a Covid-19 Sputnik V será apresentado na próxima semana, segundo divulgou o coordenador da Temática da Estratégia da Vacina do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias.
Neste cronograma, está previsto que no primeiro momento, o consórcio receba 1% das doses, o que equivale a um milhão e meio de imunizantes.
Em entrevista ao Programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 16, o advogado sanitarista e Subsecretário de Programas do Consórcio Nordeste, Thiago Campos, explica que “a quantidade é menos do que esperamos e precisamos, mas abre as portas para que possamos adquirir mais imunizantes”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), liberou a importação excepcional da Sputnik V, com algumas restrições, a exemplo do uso exclusivo em adultos saudáveis.
Sobre essas condições, o subsecretário informou que “o diálogo com a Anvisa tem deixado claro que essa fase inicial será superada assim que aplicarmos essas doses”.
A Bahia já está preparando cidades de até 50 mil habitantes para a vacinação em massa, com as doses do imunizante russo que chegará no estado. Thiago explica que essa estratégia deverá ser adotada pelos demais estados que compõem o Consórcio Nordeste, visto que “as decisões são tomadas em consenso”.
Sendo assim, a estratégia é “transformar as limitações impostas pela Anvisa em dados reais do quanto significa que temos a população inteira vacinada”, pontuou o advogado.
Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.