O Brasil já aplicou mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a COVID-19, inicialmente destinada a idosos e profissionais de saúde, foram recebidas. Até o momento, já foram realizadas 12 denúncias de aplicação irregular de vacina, com aplicação de parte da dose ou não aplicação.
Os casos estão sendo apurados e, se comprovada má fé, os responsáveis podem ser punidos de forma rigorosa, incluindo a cassação do registro profissional.
Em entrevista ao Programa Altos Papos, Viviane Camargo, coordenadora do Comitê de Crise do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) diz acreditar que casos como esses são isolado e estão sendo apurados. “Inicialmente a gente acredita que nada disso foi feito de forma intencional. A gente vai avaliar cada um, inclusive as circunstâncias que levaram a aplicação da vacina da forma que está sendo mostrado”, esclarece Viviane.
A coordenadora assegura que as investigações estão sendo realizadas com o rigor necessário, seguindo a legislação para que a punição seja feita de forma correta.
Ouça entrevista completa no Podcast Altos Papos.