Altos Papos

Após abrir as portas no início do mês, BYD recebe licença ambiental do Inema para operação da fábrica em Camaçari

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) da Bahia concedeu uma licença de operação à BYD (Build Your Dreams) Auto do Brasil para as atividades de fabricação de veículos da montadora chinesa na unidade do Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A portaria foi publicada no último sábado (19), e a autorização é válida pelo período de cinco anos.

A capacidade autorizada para a unidade é de 50 mil unidades por ano. Além disso, a licença abrange diversas instalações, incluindo:

Edifício de armazenamento de peças importadas e montagem de kits;

Edifício de armazenamento de baterias;

Edifício de armazenamento de carrocerias;

Central de armazenamento temporário de resíduos sólidos;

Armazém de contêineres, localizados no mesmo município.

Segundo o Inema, a licença concedida reflete a análise de viabilidade ambiental e o cumprimento da legislação vigente. O órgão, subordinado à Secretaria de Meio Ambiente, destaca ainda que a licença pode ser estendida ou modificada pelo Inema ou outras instâncias no âmbito Estadual, Federal ou Municipal, se aplicável, para abranger seus efeitos legais.

A operação inclui a fabricação nacional de automóveis elétricos e híbridos no Brasil. No início do mês, a montadora abriu as portas da planta de Camaçari para exibir os primeiros modelos montados no complexo. Entre eles estão o Dolphin Mini, Song Pro e King.

O evento, no entanto, não foi considerado uma inauguração oficial justamente em razão de pendências envolvendo a concessão de licenças. Além disso, no primeiro momento a montadora ainda não vai produzir 100% os veículos no Brasil.

Isso porque a BYD vai montar os carros em sistemas SKD e CKD, quando os carros chegam semiprontos da china e são montados no país.

A unidade da BYD na Bahia está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, em parte do terreno que antes era utilizado pela Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.

Por BN

Foto: Divulgação