A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, disse que, mesmo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim do estado de emergência da pandemia da Covid-19, o monitoramento ativo de casos da Covid-19 permanecerá sendo feito pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Márcia São Pedro pontuou que o combate ao coronavírus será ainda mais efetivo se as pessoas não deixarem os cuidados de lado e continuarem tomando as prevenções necessárias contra o vírus e suas variantes.
“A orientação é manter toda a etiqueta de higiene e a utilização de máscaras para pacientes que apresentam sintomas gripais, assim como idosos e gestantes. Também é preciso manter a lavagem das mãos com água e sabão, fazer o uso do álcool gel ou do álcool 70. É importante lembrar que a Covid-19 é uma das causas evitáveis de mortalidade e para isso nós temos um grande recurso, que é a vacinação”, declarou.
Nova variante
O infectologista e professor da Faculdade Bahiana de Medicina, Robson Reis, explicou o significado do decreto da OMS tanto para a saúde local quanto global. Segundo ele, a declaração de controle da doença indica que a situação epidemiológica está estabilizada em todo o mundo, o que é motivo de comemoração. O especialista também destacou que a situação na Bahia é favorável, bem como no Brasil, com uma redução no número de casos.
O infectologista também falou sobre o surgimento de uma nova sub variante da Ômicron, a Arcturus, que teve o primeiro caso registrado na Bahia na última quinta-feira, 4. “Não há motivo para pânico, essa sub variante se mostra mais contagiante, mais replicante, porém não demonstra maior gravidade em relação às demais”, ressaltou.
Por Metro1
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil