Após dois anos do início da pandemia da Covid-19, a expectativa é de que o estado receba cerca de 6,2 milhões de turistas durante o verão, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 12, onde também foi lançada a “Operação Verão 2023” da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
Para atrair os visitantes, o órgão estadual elaborou o Plano Viva Turismo Bahia, que é baseado em quatro pilares. São eles: biossegurança sanitária, obas de infraestrutura, promoção do destino Bahia e capacitação de mão de obra.
Além disso, foi criado o Programa Bahia Receptivo, que tem como objetivo orientar os turistas sobre os locais disponíveis para visitação, conforme explicou o titular da pasta Maurício Bacellar.
“Vamos ter receptivos de turistas no litoral baiano e na Chapada Diamantina que, apesar de estar do interior do estado, recebe muita visitação durante o ano”, disse.
Essa recepção será feita por guias de turismo e por técnicos da Setur-BA. “Vamos prestar informações aos turistas sobre roteiros, hospedagens, restaurantes, enfim, do que ele tem na Bahia para desfrutar nessa época do ano”, detalhou o secretário.
Sobre a questão da segurança em meio à pandemia, Bacellar detalhou que as normas presentes no decreto estadual que está em vigor devem ser respeitadas como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns locais.
“É prioridade do governo priorizar vidas, mas os decretos são proporcionais ao comportamento da pandemia. Existem protocolos de biossegurança sanitária específicos. O protocolo de hotéis [é um], [que é] diferente [daquele] para bares e restaurantes, entre outros”, afirmou.
Outra novidade é a retomada de voos de Salvador para Madrid, capital da Espanha, em 21 de dezembro. Eles haviam sido suspensos por causa da pandemia.
Um dos fatores que vai aquecer a temporada é o retorno dos cruzeiros marítimos, que estavam suspensos. Três com cerca de sete mil turistas atracaram nesta segunda-feira, 12, em Salvador. Um deles segue para Santos durante a tarde.
Por G1 Bahia
Foto: Reprodução