A ponte internacional Tancredo Neves, fechada aos estrangeiros desde o começo da pandemia de Covid-19, reabre a partir desta segunda-feira (27), unindo novamente o Brasil à Argentina, entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Puerto Iguazú, em Misiones. As demais fronteiras entre os dois países serão reabertas a partir de 1º de outubro.
A reabertura, ainda limitada, é considerada um teste para uma readaptação do fluxo de turistas às novas regras que estabelecem cotas diárias de pessoas e protocolos sanitários. As restrições de entrada ao país devem diminuir dentro das próximas duas semanas, quando a Argentina atingir metade da população completamente vacinada contra a Covid.
“A reabertura é para a entrada de turistas brasileiros e de argentinos no exterior. É uma experiência piloto para harmonizar o sistema que estava desativado havia um ano e meio, devido à pandemia”, anunciou a diretora de Migrações, Florencia Carignano, durante uma coletiva com a imprensa.
De forma generalizada, as fronteiras terrestres argentinas só vão abrir para turistas de países vizinhos a partir de 1º de outubro e para todos os estrangeiros, de qualquer nacionalidade, a partir de 1º de novembro. Porém, para checar a eficácia do mecanismo em funcionamento, o governo argentino preferiu fazer dois testes preliminares. Desde sábado (25), as autoridades reabriram um ponto de passa.