Altos Papos

Artigo: Os 21 anos da Aula Inaugural do Curso de Medicina da Uefs

Neste domingo, 14, comemora-se os 21 anos da Aula inaugural do Curso de Medicina da UEFS, evento registrado na foto acima, quando do meu discurso na condição de Coordenador do Colegiado. A aula inaugural, realizada no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), foi proferida pelo então Governador da Bahia, Dr. Oto Alencar.

A ideia inicial para implantação do Curso de Graduação em Medicina, que materializei no requerimento 210/1995, aprovado na Câmara de Vereadores, foi reforçada no artigo “Medicina na UEFS”, que publiquei no Jornal Feira Hoje, em maio de 1995, ano no qual a UEFS comemorou 19 anos da sua fundação. Em seguida, buscamos apoios internos e externos à proposta.

No plano externo, tivemos o manifesto de diferentes entidades da sociedade civil: ABM Regional, Câmara de Vereadores, CREMEB Regional, Conselho Municipal de Saúde e Unimed. Por sua vez, no segmento universitário, no qual era professor de Anatomia desde o ano de 1983, após conversas, os colegas Antônio César de Oliveira, professor de Fisiologia, e Renato Pires Freitas, professor de Anatomia, aderiram à causa.

Desde então, os obstáculos foram superados com obstinação e a certeza de que nossa juventude aspirava por essa boa nova e era dever do Estado investir na Educação Médica. Hoje, 21 anos depois, com 15 turmas graduadas, 440 médicos formados,186 acadêmicos matriculados, 65 colegas médicos exercendo a Docência, manifesto a convicção que valeu a pena enfrentar todas as críticas e sacrifícios em prol do nobre objetivo.

A História é a Mestra da vida e é isenta no julgamento do devir histórico. Portanto, gratidão à Profa. Anaci Paim, então reitora da UEFS, que abraçou a causa; as entidades que apoiaram a proposta; e aos colegas professores que participaram da Comissão de Elaboração do Projeto, bem como do primeiro Colegiado do Curso de Medicina da UEFS: João Batista de Cerqueira(coordenador), Antônio César de Oliveira, Ana Mayra de Oliveira, Carlito Nascimento, Célia Maria Carneiro, Elma Pires Liberal, Florentino Carvalho Pinto, Luiz Eugênio, João Luiz Barberino Mendes, Luiz Eugênio Souza, Maria Conceição O. Costa, Maria da Luz Silva, Renato Pires de Freitas e Vicente Deocleciano Moreira.
Vivas para a UEFS, uma universidade pública que transforma a realidade social da região de Feira de Santana.