Altos Papos

Associação Brasileira de Medicina alerta para possíveis falhas de autotestes

Por meio de um comunicado à imprensa, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou para “possíveis falhas” na execução de autotestes para a Covid-19. De acordo com a associação, erros em alguma das etapas da testagem podem levar a obtenção de um resultado falso-negativo.

“Embora tenham uma aparente facilidade de aplicação, os autotestes têm complexidade tecnológica e exigem que todas as etapas sejam realizadas com muito cuidado. Imperfeições nessas etapas levam a obtenção de falso-negativos, o que, do ponto de vista epidemiológico, é extremamente grave por trazer falsa sensação de segurança em relação a não transmissibilidade da COVID-19”, explicou a Abramed.

A associação revelou ainda que enviou um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando que os Laboratórios Clínicos participem da realização dos autotestes, em caráter temporário, disponibilizando seu ambiente controlado para que os pacientes realizem o procedimento com a supervisão de profissionais capacitados.

No entanto, a Abramed afirma que apoia a utilização desta modalidade de testagem, pois reconhece sua utilidade como triagem neste momento da pandemia, e aguarda a inclusão das orientações sobre o uso dos autotestes em uma atualização do “Plano Nacional de Expansão de Testagem para Covid-19” (PNE Teste).