A prata de Caio Bonfim na marcha atlética (20 km) nos Jogos de Paris-2024 tornou o atletismo o segundo esporte mais premiado do Brasil nas Olimpíadas. No número de medalhas, o atletismo, que conquistou o pódio para o Brasil logo no primeiro dia do esporte nestas Olimpíadas, chegou a 20 (5 de ouro, 4 de prata e 11 de bronze), ultrapassando a vela, que tem 19 mas ganha no quesito “qualidade”, por ter mais ouros (são 8, além de 3 pratas e 8 bronzes).
Segundo matéria da Folha de São Paulo, o judô ainda lidera como esporte em que o Brasil possui mais medalhas, 26 pódios ao total (4 ouros, 4 pratas e 18 bronzes). Judocas brasileiros ganharam até aqui, nestes Jogos, duas medalhas: uma prata (Willian Lima) e um bronze (Larissa Pimenta). Na disputa entre vela e atletismo pelo segundo lugar, caso as expectativas sejam concretizadas, o segundo, que conta com a maior delegação do Brasil na França (mais de 40 esportistas) deve terminar Paris-2024 na frente.
Alisson dos Santos, o Piu, é um dos principais nomes que alimentam a expectativa em torno do atletismo e é muito bem cotado para ganhar medalha nos 400 m com barreiras. O atleta faturou o bronze em Tóquio-2020 nessa prova e é o terceiro no ranking mundial, atrás do norueguês Karsten Warholm e do americano Rai Benjamin.
No lado dos velejadores, as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze não tiveram grande desempenho na classe 49er FX e ficaram fora da disputa por uma medalha. O Brasil, entretanto, ainda compete com meia dúzia de barcos nas águas de Marselha, local das regatas nas Olimpíadas francesas, mas nenhum deles ostenta favoritismo.
Na história
Ao todo, desde que estreou na edição de 1920, na Antuérpia, Bélgica, o Brasil acumulou no histórico olímpico em, pelo menos, um pódio em 18 esportes: judô, atletismo, vela, natação, vôlei de praia, vôlei, futebol, boxe, ginástica, basquete, tiro, canoagem, skate, hipismo, taekwondo, surfe, pentatlo moderno e tênis. A medalha de Caio nesta quinta-feira (1º) foi a 155ª do Brasil em Jogos Olímpicos, as primeiras vieram na edição de estreia do país, todas no tiro esportivo.
Até agora, em Paris-2024, são cinco pódios. Além dos dois no judô e o do atletismo, ganharam medalha o skate (bronze de Rayssa Leal) e a ginástica (bronze da equipe feminina).
Por Bahia.Ba
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil