Após um apagão cibernético mundial atrasar operações em vários países, empresas aéreas brasileiras pediram que os passageiros verifiquem o andamento de seus seus voos nesta sexta-feira, 19.
A Gol e a Latam informaram que não sofreram impacto da pane. A Azul disse que podem haver atrasos pontuais.
“O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial. O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, informou a Latam.
“A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes”, disse a Azul.
“Os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento”, informou a Gol.
Em nota, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou que “monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo”.
Em suas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que monitora as operações no Brasil ao lado da Anac (veja abaixo).
O problema técnico atinge EUA, Europa, Ásia, Oceania e África. O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
Voos no Brasil
Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou que o apagão cibernético global não afetou o controle de tráfego aéreo do país, “impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas”.
“Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, diz o comunicado da pasta.
A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, informou o apagão não interrompeu as operações no terminal da capital do país, “gerando apenas impactos pontuais em alguns sistemas de check-in que foram tratados de forma manual”.
“Oito voos da companhia aérea Azul partiram do terminal brasiliense com atrasos. As demais operações seguem sem impactos”, disse a Inframerica.
Em Santa Catarina, o aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu com filas grandes e problemas nos serviços digitais. A Zurich Airport Brasil atribuiu os transtornos ao apagão.
Já o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, disse que o apagão prejudicou voos da companhia no terminal. No início da manhã, aeronaves ficaram paradas na pista aguardando decolagem, segundo a concessionária.
Por G1
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil