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Azul, Gol e Latam pedem que passageiros verifiquem voos após apagão cibernético atrasar operações em vários países

Após um apagão cibernético mundial atrasar operações em vários países, empresas aéreas brasileiras pediram que os passageiros verifiquem o andamento de seus seus voos nesta sexta-feira, 19.

A Gol e a Latam informaram que não sofreram impacto da pane. A Azul disse que podem haver atrasos pontuais.

“O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial. O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, informou a Latam.

“A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes”, disse a Azul.

“Os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento”, informou a Gol.

Em nota, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) informou que “monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo”.

Em suas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que monitora as operações no Brasil ao lado da Anac (veja abaixo).

O problema técnico atinge EUA, Europa, Ásia, Oceania e África. O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.

A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.

Voos no Brasil

Em nota, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) informou que o apagão cibernético global não afetou o controle de tráfego aéreo do país, “impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas”.

“Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil”, diz o comunicado da pasta.
A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, informou o apagão não interrompeu as operações no terminal da capital do país, “gerando apenas impactos pontuais em alguns sistemas de check-in que foram tratados de forma manual”.

“Oito voos da companhia aérea Azul partiram do terminal brasiliense com atrasos. As demais operações seguem sem impactos”, disse a Inframerica.
Em Santa Catarina, o aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu com filas grandes e problemas nos serviços digitais. A Zurich Airport Brasil atribuiu os transtornos ao apagão.

Já o Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, disse que o apagão prejudicou voos da companhia no terminal. No início da manhã, aeronaves ficaram paradas na pista aguardando decolagem, segundo a concessionária.

Por G1

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil