A Bahia se tornou referência internacional em produção de vinhos, isso porque, a região do Vale do São Francisco recebeu, na última terça-feira, 1, a primeira indicação de procedência de vinhos tropicais no Brasil. Com este selo, a Europa, reconhece a região como referência no país no tocante à produção da bebida.
A conquista registrada como Indicação de Procedência Vale do São Francisco, permite a abertura de capital internacional para os vinhos baianos. O Vale já era reconhecido internacionalmente pelo manejo e produção de uvas de mesa e frutas tropicais.
Para o Secretário da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), Leonardo Bandeira, o selo, além de agregar valor aos vinhos produzido no Vale do São Francisco, mostra-se como exemplo da eficiência do trabalho realizado no campo baiano. “A nossa região do Vale do São Francisco é capaz de produzir uma média de 1,5 milhão de litros de vinho por ano. Mas nessa parte da Bahia também merece destaque a produção de espumantes, que está em aproximadamente três milhões de litros por ano”, dimensionou Bandeira.
A nova indicação protege os vinhos originais do Vale, que já é considerado como região geografia peculiar no contexto mundial, levando em consideração a diversidade de tipos de uvas que podem ser cultivadas.
Por Redação Bahia.Ba
Foto: Divulgação/Seagri