Numa viagem à trabalho, o representante comercial Neferson Santos Martins, de 28 anos, se hospedou no hotel Travel Inn, em Caxias do Sul, localizado na região da Serra Gaúcha, em 1º de outubro deste ano. Mas, segundo Neferson, as reservas que durariam 31 dias foram suspensas antes do prazo por causa de uma série de situações discriminatórias. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta terça-feira, 26, o jovem denunciou o caso.
“Por ser uma pessoa preta parece que eu os incomodava o tempo todo. Faltava sabonete e eles não colocavam de volta. Toalha eles não colocavam. Cobertores eles não colocavam. Precisava ligar para a recepção todos os dias mas não colocavam.”, disse.
Segundo o representante comercial, nesta terça-feira, o chefe de segurança do hotel, sem justificativa, solicitou a ele que se retirasse do estabelecimento com seus objetos pessoais. Neferson, então, procurou a sede da 8ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Caxias do Sul para prestar queixa por discriminação racial.
“Enquanto fui na delegacia para prestar queixa, eles arrumaram minhas coisas sem minha autorização, sem a minha presença, e colocaram tudo dentro de um saco de lixo. Colocaram na mala e desceram para a recepção sem alegar nada. Eu nunca passei por essa situação constrangedora e eu me senti super lesado”, relatou.
O advogado Felipe Alves, que representa Neferson Martins neste caso, afirmou que vai ingressar com uma ação de reparação civil para questionar o motivo da expulsão do hóspede quando todas as despesas já haviam sido pagas. “Acredito que existem sérios e evidentes indícios de racismo e discriminação , tendo em vista o comportamento atípico e fora do comum praticado pelo próprio hotel ao escorraçar um representante comercial negro do estabelecimento”, contou.
Procurada pela produção do portal Altos Papos, o Hotel Travel Inn Axten Caxias do Sul afirmou, através de nota, que “não constatou a prática de discriminação em suas dependências, e levou o fato ao conhecimento das autoridades públicas por meio de registro de ocorrência policial e seguirá colaborando para a correta elucidação do episódio. A rede Travel Inn repudia e não autoriza a prática de qualquer tipo de discriminação, trabalha com a inclusão social e o respeito à diversidade.”.
Por João França
Foto: reprodução/ instagram
Estamos Fartos de Racistas!!!
Tem que apurar com rigor e punir com veemência quem pratica o racismo!!!!!