Altos Papos

Banco de Leite do HEC opera com apenas 40% do necessário; saiba como doar

Durante o mês do Aleitamento Materno, comemorado anualmente em agosto, o Hospital Estadual da Criança (HEC) realiza uma campanha para abastecer o Banco de Leite da unidade que, devido ao baixo número de doadores, opera com apenas 40% do necessário para atender a demanda de Feira de Santana e região..  

“A demanda de solicitação do leite materno é muito grande, é uma UTI muito extensa que atende toda a região. Os bebês precisam de leite materno para sobreviver. Atualmente o nosso estoque está baixo,  temos cerca de 40 litros no nosso estoque e mensalmente precisamos de mais de 100 litros. Estamos com estoque baixo, e tem bebê que precisa do leite materno”, alertou a enfermeira do Banco de Leite Humano do HEC, Bruna Talita Desidério.

As mulheres que tenham interesse em contribuir com o Banco de Leite podem se dirigir à unidade, localizada na Av. Eduardo Fróes da Mota, bairro Brasília, em Feira de Santana, ou entrar em contato pelo telefone (75) 3602-0630 para receber orientações de como deve ser feita a doação. O hospital também oferece a possibilidade de contato através do WhatsApp.

“Estamos tentando sensibilizar essas mães para entrar em contato e doar. A partir de 50 ml ela pode se tornar uma doadora. Esse leite vai alimentar crianças muitas vezes por dia. Temos bebês com 500 gramas que só precisam de 2 ml por horários. O nosso número de Whatsapp é (75) 99164-0217”, informou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2022 a coleta de leite beneficiou 222 mil recém-nascidos, representando um aumento de 0,3% em relação ao ano anterior. Para 2023 a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano tem como meta ampliar a doação em 5%. 

Foto: reprodução