Altos Papos

Barroso quer debate nacional para discutir política de drogas e segurança

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso, afirmou que tem a intenção de organizar um evento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar de uma política púbica para drogas e segurança. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 17, durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suiça.

“Penso em organizar um grande evento, talvez no Conselho Nacional de Justiça, para nós repensarmos e debatermos a questão da segurança pública no Brasil e a questão das drogas no Brasil sem preconceito, sem superstição, com criatividade, com originalidade e o que seja bom para o Brasil sem copiar modelos alienígenas”, disse.

Ainda durante seu discurso, o presidente do Supremo declarou que não é seu papel definir isso como uma “descriminalização” de drogas. “Não é meu papel definir isso. Acho que essa é uma questão legislativa. O  que nós precisamos fazer é debater essa questão”, pontuou. Barroso ainda criticou o papel de problemas intrínsecos à sociedade brasileira como na educação e também à visão progressista.

“O pensamento progressista sempre negligenciou a segurança pública, em alguma medida em razão da pobreza e da desigualdade. Mas pobre também precisa de segurança”, disse em sua primeira participação no evento.

Por Metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil