Altos Papos

Bolsonaro oficializa indicação de André Mendonça ao STF

O presidente da República Jair Bolsonaro oficializou nesta terça-feira (13) a indicação de André Luiz de Almeida Mendonça para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A indicação de Mendonça foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Até que o nome seja avaliado pelo Senado Federal, a quem cabe aprovar ou não os indicados para a Corte, Mendonça seguirá no seu atual cargo, como advogado-geral da União. A expectativa é que o titular da AGU só tenha o nome votado pelos parlamentares após o recesso parlamentar, em agosto.

Até lá, André Mendonça precisará buscar apoio para reduzir a resistência de parte dos parlamentares. Um dos senadores que não aprova o nome do atual advogado-geral é Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o primeiro lugar por onde a indicação precisará passar.

Currículo
Natural de Santos, no litoral paulista, o advogado de 48 anos é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, no interior de São Paulo. Tem também o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

Mendonça atua na Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2000. Na instituição, exerceu os cargos de corregedor-geral e de diretor de Patrimônio e Probidade, dentre outros. Em 2019, ele assumiu o comando da AGU com a chegada de Bolsonaro à presidência, tendo sido também ministro da Justiça e Segurança Pública. Veja o currículo de André Mendonça, provável escolhido de Bolsonaro ao STF.