Altos Papos

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

O Brasil é o país com mais locais reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela Unesco na América do Sul. Esses lugares são considerados de valor universal excepcional e devem ser protegidos e preservados para as gerações futuras. Além de celebrar a diversidade e o valor histórico e natural destes locais, o reconhecimento também contribui para impulsionar a atividade turística, gerando impactos positivos para o desenvolvimento local, geração de empregos e renda e investimentos em infraestrutura.

Atualmente, o país possui 24 patrimônios reconhecidos. Deste total, 15 são culturais, como o Centro Histórico de Salvador; o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte; e a cidade histórica de Ouro Preto. Já sete são patrimônios naturais, como o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional de Fernando de Noronha. Além disso, o Brasil possui dois patrimônios mistos, que combinam valor cultural e natural, como o Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro.

No total, a Unesco conta com 1.223 Patrimônios Mundiais reconhecidos, distribuídos em 168 países. Na mais recente atualização, feita no último mês de julho, foram adicionados 24 novos locais, incluindo os Lençóis Maranhenses, no nordeste brasileiro.

Por Alô Alô Bahia

Foto: divulgação