Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália vão precisar de visto para entrar no Brasil, a partir de quinta-feira (10). A exigência foi tomada pelo governo brasileiro em maio de 2023, em respeito ao princípio da reciprocidade, tradicionalmente adotado pelo Brasil. Os três países não concedem isenção de visto aos brasileiros e o Brasil não costuma conceder isenção unilateral de visto.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE) o governo brasileiro segue negociando acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países mencionados. “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil.”
Em publicação em uma rede social, o ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o posicionamento do governo brasileiro: “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, escreveu.
Por Metro1
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil