A síndrome de Burnout passou a ser reconhecida como um fenômeno relacionado ao trabalho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em janeiro deste ano, com a vigência da nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-11).
No episódio desta quarta-feira, 02, do Podcast Altos Papos, a psiquiatra, especialista em Medicina do Trabalho e Perícia Letícia Mameri, afirma que a mudança pode limitar o diagnóstico da síndrome. Ouça o bate-papo (clique aqui e confira).
“Na CID-11 a Burnout continua como síndrome mas entra numa categoria de fenômenos exclusivamente profissionais. E aí que vem o problema”, disse.
Além de explicar os efeitos da nova classificação, a psiquiatra tira dúvidas sobre reincidência da síndrome de Burnout, relação entre assédio moral e ambientes tóxicos com o adoecimento profissional, e os sintomas da síndrome.
O Podcast Altos Papos tem coordenação de Valdeir Uchôa, produção de Joanna Morbeck e João França, texto e roteiro de João França, apresentação de Sérgio Di Salles, João França e Joanna Morbeck.