Campeão brasileiro de wrestling e tetra campeão invicto nos Jogos escolares, o jovem Pedro Arapiraca, de 16 anos, está determinado a se tornar um atleta olímpico. Mas, apesar do excelente desempenho em competições no Brasil e fora do país, o jovem esbarra na falta de estrutura e de profissionais especializados para se desenvolver em Feira de Santana, cidade onde vive. Por isso, decidiu iniciar uma campanha para custear um intercâmbio nos Estados Unidos, país referência no esporte.
“Se eu quero ser atleta olímpico, tenho que ir para um lugar que tenha uma boa estrutura. A referência mundial do wrestling é nos Estados Unidos. Falei com meu pai e ele entrou em contato com várias escolas de lá para fazer o processo de aplicação, e em várias eu fui aprovado”, contou Pedro ao Programa Altos Papos.
A mãe de Pedro, Gleice Cordeiro, destacou que a escolha da escola foi feita com base na excelência do desempenho no wrestling. “Pedro está indo para terminar os estudos no ensino médio, mas a escola escolhida é a que tem o melhor desempenho no wrestling. Infelizmente, em Feira de Santana, não há escolas com estrutura para a luta olímpica e para ele se tornar um campeão olímpico”, explicou.
A viagem do atleta está marcada para o dia 14 de agosto. No entanto, para que esse sonho se torne realidade, Pedro precisa de 36 mil reais para custear a mudança para o país. A campanha para arrecadar os fundos necessários está aberta e pode ser acessada através deste link.
O que é Wrestling?
Wrestling, conhecido no Brasil como luta olímpica, é um dos esportes mais antigos do mundo e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em 1896. O esporte é dividido em dois estilos principais: o wrestling greco-romano, onde os atletas só podem usar a parte superior do corpo e braços, e o wrestling livre, que permite o uso das pernas em ataques e defesas. O objetivo é derrubar o oponente e controlá-lo no chão, ganhando pontos por técnica e habilidade.
Foto: reprodução/Redes Sociais