Altos Papos

Candidato para substituir Boris Johnson deve ser definido nesta quarta (20)

Os legisladores britânicos devem selecionar os dois últimos candidatos para se tornar o próximo primeiro-ministro nesta quarta-feira (20), com a secretária de Relações Exteriores, Liz Truss, e a ministra do Comércio, Penny Mordaunt, lutando para se juntar ao favorito e ex-ministro das Finanças Rishi Sunak.

Boris Johnson, o líder de saída dominado por escândalos, renunciou no início deste mês, desencadeando uma briga imprópria dentro do Partido Conservador no poder para substituí-lo.

Os dois candidatos restantes, após o voto dos legisladores às 15h no horário local, enfrentam um verão de campanha para cortejar os cerca de 200 mil membros do partido que tomam a decisão final.

Quem triunfar quando o voto do partido for anunciado em 5 de setembro herdará algumas das condições mais difíceis no Reino Unido em décadas. A inflação está a caminho de atingir 11% ao ano, o crescimento está estagnado, a ação industrial está em alta e a libra está perto de baixas históricas em relação ao dólar.

A corrida se concentrou em promessas, ou não promessas, de cortar impostos, em um momento em que muitas partes do estado estão lutando para funcionar, juntamente com gastos com defesa, política energética, Brexit e questões sociais como direitos trans.

Com informações do CNN Brasil

Foto: REUTERS/Tom Nicholson