Altos Papos

China compra em segredo petróleo russo mais barato

As refinarias de petróleo da China estão comprando discretamente petróleo russo barato, já que a oferta do país continua fluindo para o mercado. O petróleo russo foi alvo de sanções dos EUA e Reino Unido, que proibiram sua importação no início deste mês.

Ao contrário das refinarias de petróleo estatais da Índia, que fizeram uma série de licitações para comprar o Ural bruto, tipo de petróleo que é carro-chefe da Rússia, comercializadores dizem que as refinarias estatais da China negociam de forma privada com os vendedores.

As refinarias independentes do país também estão comprando discretamente de Moscou, de acordo com comercializadores.

A maioria das empresas que compram petróleo está evitando o óleo russo, após a invasão da Ucrânia, temendo danos à sua reputação ou ser alvo de sanções. Com isso, a China, que não aderiu às sanções, passou a ser uma espécie de válvula de escape para a economia russa.

Equilíbrio entre Putin e Ocidente
Para especialistas, a China não dimensionou corretamente o tamanho da invasão, talvez por acreditar que a rendição da Ucrânia fosse rápida, e agora está se equilibrando entre o suporte a Putin – um aliado contra a influência americana e europeia na Ásia – e a manutenção das relações comerciais e econômicas com o resto do mundo

As refinarias independentes da China, que respondem por um quarto da capacidade de processamento do país e estão sediadas principalmente na província de Shandong, compraram um tipo de petróleo chamado ESPO, que é transportado a partir do porto de Kozmino, no leste da Rússia, segundo traders.

As recentes compras do tipo ESPO por refinarias independentes são para entrega em maio. Os processadores chineses estão continuamente fazendo perguntas sobre o petróleo russo, disseram operadores, demonstrando interesse em novas aquisições.

O ESPO é o tipo de petróleo russo preferido dos chineses porque pode ser enviado para portos menores – que não têm capacidade para descarregar navios grandes – por uma distância menor, reduzindo custos.