Altos Papos

Chip da beleza: proibição da Anvisa é radical e necessária, diz diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia 

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta segunda-feira, 21, o diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Fábio Moura, classificou como radical e necessária a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em proibir a manipulação, venda, propaganda e uso de implantes hormonais, conhecidos como “chips da beleza”. Segundo o médico, a medida é importante para garantir a segurança dos pacientes.

“O que está acontecendo é uma total bagunça, tanto é que a Anvisa tomou a medida radical de proibir. Agora será discutido e quem tem indicação vai usar nas doses adequadas e não do modo que está sendo feito hoje. O que está sendo combatido não é o uso do implante, o que está sendo combatido é a forma de usá-lo, é a mercantilização descarada da medicina às custas de usar de qualquer jeito”, afirmou.

Ainda segundo o diretor da SBEM, há alguns passos que podem ser realizados por parte dos pacientes para evitar cair em golpes. “A primeira coisa é perguntar ao médico qual é o Registro da Qualificação de Especialista (RQE), para saber se ele realmente é especialista no que diz ou não. Por mais inacreditável que pareça, tem muita gente anunciando especialidades que não existem no Brasil e em nenhum lugar do mundo”.