Altos Papos

Chuvas na Bahia: Cachoeira, São Felix e Maragogipe criam Comitê de Operações Emergenciais

Diante das fortes chuvas que atingiram a Bahia nos últimos dias e da possibilidade de novos trantornos, os municípios de Cachoeira, São felix e Maragojipe, através dos repesctivos prefeitos e prefeita, decidiram, em comum acordo, criar o Comitê de Operações Emergenciais do Recôncavo, que tem como objetivo principal acompanhar os danos e prejuízos que estão sendo causados aos pescadores, marisqueiros(as), e pequenos agricultores das comunidades ribeirinhas, e das comunidades quilombolas dos municípios.

Nesta terça-feira, 28, o prefeito de São Félix Alex Aleluia, a prefeita de Cachoeira Eliana Gonzaga e o prefeito de Maragogipe Valnício Armede, participarão de uma reunião com representantes dos Departamentos Jurídicos dos respectivos municípios para elaboração da documentação necessária para que sejam garantidos todos os pleitos referentes a eventuais reparações dos danos.

O Comitê buscará diálogo imediato com a Votorantim, responsável pelas operações que envolvem a Barragem de Pedra do Cavalo, e com a Resex (Reserva Marinha Extrativista) da Bacia do Iguape, que é gerida pelo IcmBio.

Segundo a assessoria da prefeitura de Cachoeira, o município se atualzia diariamente sobre a situação da vazão de água na Barragem de Pedra do Cavalo. E que, neste momento, tudo corre bem e sem risco no que se refere ao controle de cheias e inundações, por parte da Votorantim, que administra o fluxo da barragem.