Altos Papos

Com 11 milhões de baianos aptos a votar, primeiro turno pode definir todas as disputas

Com 11,2 milhões de eleitores aptos a votar, a Bahia vai às urnas neste domingo (2) com a possibilidade de ver toda a disputa eleitoral definida já nesta rodada. Os 39 deputados federais, 63 estaduais e um senador serão conhecidos na noite deste domingo, mas nas disputas para presidente e governador pode ocorrer segundo turno. Mas as pesquisas apontam para a possibilidade de uma definição imediata.

Na rodada do Ipec divulgada no sábado (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 51% dos intenções de votos válidos na corrida pelo Palácio do Planalto, mesma pontuação do candidato a governador ACM Neto (UB). Esse desempenho é suficiente para evitar o segundo turno (acima de 50%), mas a margem de erro aponta a possibilidade de um dos dois (ou ambos) cravar entre 49% e 50%.

O atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e o ex-secretário estadual Jerônimo Rodrigues (PT) polarizam a corrida eleitoral contra Lula e ACM Neto. No Senado, o candidato à reeleição Otto Alencar (PSD) lidera as pesquisas de forma consensual entre os diferentes institutos e deve ficar mais oito anos na Casa.

Na Bahia, 11.291.528 cidadãos estão aptos a votar neste domingo, 7,2% do eleitorado brasileiro, composto em 2022 por 155.756.933. São 34 mil seções eleitorais no estado, que contarão com mais de 135 mil mesários. Neste ano, 177.548 jovens poderão votar na Bahia. Já o eleitorado acima de 70 anos corresponde no estado soma 1.015.668 eleitores.