Altos Papos

Com 42 pacientes aguardando transferência para hospital, Feira de Santana tem UPAs lotadas

A prefeitura de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, informou que há 42 pacientes na cidade aguardando por uma transferência para um hospital. No momento, eles estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlinicas municipais. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo da Bahia.

Ainda de acordo com a administração municipal, 17 pacientes estão na UPA da Queimadinha, oito na UPA da Mangabeira, seis na policlínica do Parque Ipê, quatro na policlínica do Feira X, quatro na policlínica do Tomba, dois na policlínica do George Américo e um na policlínica de Humildes.

Entre os pacientes, há uma mulher de 75 anos que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e aguarda por uma transferência há 21 dias, e outro de 57 anos, há 16 dias aguardando transferência para tratar uma úlcera venosa.

Segundo a coordenadora das Policlínicas e UPAs da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Lúcia Galindo, “são em média 4 a 35 dias para conseguir a transferência”. A prefeitura afirma que a demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas.

Por Metro1