Altos Papos

Com missas e festejos nas ruas, Lavagem de Itapuã é realizada em Salvador

A tradicional Lavagem de Itapuã, que acontece há mais de 100 anos, começou nas primeiras horas desta quinta-feira, 1º, em Salvador. Na programação, diversos atos como missas, cortejos e café da manhã.

O evento é um dos que antecede o Carnaval de Salvador, cidade que ainda vai contar com a festa de Iemanjá na sexta-feira, 2.

A festa desta quinta-feira começou já na madrugada, quando os moradores saíram pelo bairro em um bando anunciador, convidando a comunidade para a festa.

A manhã foi iniciada com a lavagem das “Nativas”, formada por moradoras do bairro que há mais de 30 anos realizam a ação. A lavagem, no entanto, é extraoficial, mas também já virou tradição. Em seguida, teve o café de Dona Niçu.

“É uma tradição de Niçu, um sonho que ela teve e nós seguimos a tradição”, disse uma das “Nativas”.

Após cortejo, centenas de baianas realizam a segunda lavagem com muita água de cheiro, perfumando e embelezando as escadarias da igreja.

Além disso, também ocorre a tradição na festa há pelo menos 35 anos, a Baleia Rosa inflável, de nove metros. Ela foi criada em 1987, em homenagem à atividade econômica de Itapuã, na época em que as pessoas pescavam as baleias encalhadas para fazer extração do óleo e da pele do animal.

A lavagem ainda conta com desfile de 35 atrações blocos. A última atração deve sair às 15h45.

Por G1

Foto: Muller Nunes/TV Bahia