Altos Papos

Comentarista do Altos Papos, ex-jogadora Formiga é recordista mundial em participações em Copas

Talvez o nome Miraildes Maciel Mota seja quase anônimo, mas o apelido Formiga é reconhecido internacionalmente. Natural de Salvador, na Bahia, 

a ex-jogadora da Seleção Brasileira já disputou sete Copas do Mundo, o que nenhum atleta, seja do futebol feminino ou masculino, conseguiu até agora.

A baiana participou das Copas da Suécia (1995), EUA (1999 e 2003), China (2007), Alemanha ( 2011), Canadá (2015) e França (2019). Atrás dela estão a alemã Birgit Prinz e a estadunidense Kristine Lilly, com cinco Copas cada.

No torneio masculino, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Lothar Matthäus, Antonio Carbajal, Rafa Márquez e Andrés Guardado também fizeram cinco participações em Copas do Mundo.

Formiga se aposentou da Seleção Brasileira aos 43 anos, em 2021. No entanto, seu recorde provavelmente demore a ser superado. Aos 17 anos participou do primeiro mundial de futebol da FIFA, na Suécia. 

Além da quantidade de participação em Copas, a soteropolitana conquistou outros recordes: aos 37 anos se tornou  a jogadora mais velha a marcar em uma Copa do Mundo e aos 41 a mais velha a participar do torneio, na França, em  2019. 

Comentarista no Programa  Altos Papos

Durante a copa deste ano, que acontece na Austrália, Formiga comenta e analisa os jogos do mundial para o Programa Altos Papos, transmitido pela internet e também pela Rádio Princesa FM, de segunda à sexta-feira, entre 17 e 19h. 

O Altos Papos tem coordenação do radialista e âncora do programa Valdeir Uchoa, e a bancada é composta pelos jornalistas João França, Joanna Morbeck e Taiuri Reis. 

Foto: Divulgação