Altos Papos

Conselho Nacional de Secretários de Educação pede adiamento da final da Copa do Brasil

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) pediu a revisão das datas ou dos horários das partidas da final da Copa do Brasil entre Atlético e Flamengo, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Isso porque a decisão será no mesmo dia da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em nota, o Consed cita dificuldades logísticas causadas pelo deslocamento para as provas e para os estádios. “Reconhecemos a relevância tanto do Enem, quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional. No entanto, essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas. Podem ocorrer ainda dificuldades quanto à frequência, se o estudante preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem”, diz.

O Conselho ainda cita as coincidências de horários das finais e da aplicação das provas e pede a avaliação de alternativas para evitar transtornos. “Como os portões dos locais de aplicação do Enem serão abertos às 12h, com término das provas previsto para 19h e 18h30, nos dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, o Consed solicita que sejam avaliadas alternativas para evitar prejuízos, como a revisão das datas ou dos horários dos jogos, garantindo assim o pleno exercício do direito ao acesso à educação e ao lazer”.

Os jogos das finais da Copa do Brasil estão marcados para às 16h. O primeiro jogo está marcado para o Maracanã, no Rio de Janeiro, e o segundo para a Arena MRV, em Belo Horizonte.

Até o momento, Atlético, Flamengo e CBF não se manifestaram sobre o pedido. “Por fim, o conselho reforça seu compromisso com a educação e o futuro dos estudantes brasileiros, e confia que as autoridades envolvidas considerarão medidas que garantam o equilíbrio entre esses dois eventos de grande relevância nacional”, termina a nota.

Por Itatiaia

Foto: Pedro Souza/Atlético e Divulgação/Flamengo