Altos Papos

Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco do Brasil (BC), deve decidir nesta quarta-feira (7), em quanto elevará a taxa básica de juros, a Selic. Comitê de Política Monetária. A perspectiva de desaceleração econômica global deve favorecer que essa seja a última alta antes de uma pausa no ciclo de aperto monetário.

Se a previsão se concretizar, esta será a sexta elevação consecutiva da Selic. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve subir 0,5 ponto percentual nesta reunião, de 14,25% para 14,75% ao ano.

No comunicado divulgado na última reunião, em março, o Copom confirmou que elevaria os juros básicos em “menor intensidade” na próxima reunião, após três altas consecutivas de 1 ponto percentual.

O comunicado não informou o que aconteceria depois da reunião de maio. Apenas afirmou que a economia brasileira continua aquecida e que existem incertezas internacionais provocadas pela política comercial norte-americana.

Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. Após chegar a 10,5% ao ano de junho a agosto do ano passado, a taxa começou a ser elevada em setembro do ano passado, com uma alta de 0,25 ponto, uma de 0,5 ponto e três de 1 ponto percentual.

Por Bahia Notícias

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil