Em entrevista no programa Altos Papos desta quarta-feira, 30, o epidemiologista e secretário de Serviços Integrados do STF, Wanderson Oliveira afirmou que o Brasil ainda não está pronto para a mudança de status de pandemia para endemia de Covid-19.
“Para considerarmos um momento em que o país estiver numa endemia, significa que nós já teremos consciência de qual seria o número esperado de casos, número esperado de óbitos para cada momento, para cada mês do ano do país, e nós não temos capacidade de fazer isso ainda. […] Nós estamos com números menores, no entanto, não dá pra saber se esse é o esperado normal”, disse.
A revisão do status de emergência de saúde pública em decorrência da covid-19 não deve acontecer até esta quinta-feira, 31, como havia anunciado o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A informação de que o “rebaixamento” da pandemia não ocorrerá veio do próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Apesar de considerar não ser o momento para o Brasil modificar o status da pandemia, Oliveira acredita que discussões sobre essa mudança são necessárias, neste momento. “Nós estamos num momento em que a doença está em patamares mais baixos. […] Então como nós estamos em um período que nós podemos chegar ao ponto em que, realmente, a doença deixa de ser uma problema de saúde pública, isso pode acontecer nos próximos meses, o risco que se tem de não discutir o status emergencial agora é de que entre numa situação que a preocupação com a doença, ela fique baixa, a gente perca a possibilidade de estruturar uma vigilância de rotina para que a gente esteja preparado, nos próximos momentos, caso essa doença venha a ser considerada de importância de novo.”, afirmou.