Mais um passo importante foi dado nesta segunda-feira, 24, para a criação da Universidade Federal de Feira de Santana, com a audiência pública realizada pelas Comissões de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e da Câmara de Vereadores de Feira, no Teatro do Centro de Convenções.
Conforme explicou ao Altos Papos o deputado estadual Robinson Almeida (PT), que propôs o encontro em parceria com o vereador Professor Ivamberg (PT) e o deputado federal Zé Neto (PT), o intuito é buscar maior adesão à proposta na sociedade, cuja ideia inicial é construir a nova universidade no mesmo campus do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), no bairro SIM.

“Nós queremos colocar Feira de Santana bem posicionada para que a gente possa ser uma das primeiras universidades autorizadas quando o MEC[Ministério da Educação] tomar essa posição. A reivindicação é uma nova universidade por inteiro a partir desse núcleo original que é do Cetens”, justificou.
Além de Robinson, Ivamberg e Zé Neto, estiveram presentes na audiência pública a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves; a professora doutora e primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT); o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira, Cristiano Lôbo, representando o prefeito José Ronaldo (União Brasil); o diretor do Cetens, Jackson Nunes; o fundador do Serviço de Integração de Migrantes (SIM), professor Josué Melo; entre outras autoridades e representantes de entidades civis.
Por Taiuri Reis/Altos Papos






