Altos Papos

Datafolha: 58% veem alguma responsabilidade de Bolsonaro no ataque de 8/1

Para 58% dos eleitores brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) eve algum grau de responsabilidade no ataque golpista às sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro. Desses, 32% veem muita culpa do ex-presidente, e 26%, um pouco.

De acordo com o levantamento, outros 39% não veem nenhuma responsabilidade do político pelos atos que estimulou, e 3% não souberam responder. O instituto entrevistou 2.028 eleitores em 126 cidades nos dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos, o índice de quem vê muita responsabilidade de Bolsonaro no 8/1 é o menor aferido, 26%. Mas logo na faixa seguinte, a dos que ganham mais de 10 salários, a situação é inversa: com 40%, é o grupo que mais culpa Bolsonaro pelo ato golpista.

Já nas outras divisões clássicas de bolsonaristas e petistas, há uma homogeneidade no critério regional, com uma ligeira culpabilização maior de Bolsonaro no Nordeste, fortaleza lulista, e uma mais acentuada visão em favor do ex-presidente entre os evangélicos, um de seus esteios.

Por Bahia.Ba

Foto: Folhapress